Maricá


Aniversário: 26 de maio
População: 110 mil habitantes (estimada)
Área do Município: 342 Km2
Principais Atividades Econômicas: Agricultura, agropecuária, suinocultura e turismo.

A colonização do território de Maricá remonta ao final do século XVI, quando foram concedidas as primeiras sesmarias aos requerentes Antônio de Mariz, Manoel Teixeira e Duarte Martins Moirão, respectivamente, nos anos de 1574, 1578 e 1590. Antes, porém, do término daquele século, outras sesmarias foram concedidas; deste modo, em menos de um século, mostrava-se a região já bem habitada e devidamente exploradas as atividades extrativa, agrícola e pastoril.
Contudo, a colonização teve o seu maior pólo de desenvolvimento em São José do Imbassaí, circundando a lagoa. Na região mencionada, localizava-se a fazenda de São Bento, da ordem dos beneditinos do Rio de Janeiro, o maior latifúndio maricaense com mais de 1.750 alqueires, recebida pelos monges em sesmarias, em 31 de outubro de 1635. Era aquele estabelecimento agrícola associado ao de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, da mesma ordem, um dos maiores criadores de gado e fornecedores de carne da capitania.
Com o desenvolver da população, uma capela em louvor de N. Sª. do Amparo foi edificada, não se sabendo ao certo a data; porém, já em 1687 servia de paróquia, embora tenha alcançado esse título somente em 12 de janeiro de 1755, por Alvará da data.
Cinquenta e nove anos mais tarde, é o povoado elevado à categoria de vila, com o nome de Santa Maria de Maricá, em honra à rainha reinante dona Maria I, tendo sido instalada em 27 de agosto de 1815.
Posteriormente, em virtude de alvará, com força de lei, de 10 de maio de 1819, a vila é extinta e anexada, bem como o seu termo, à vila da Praia Grande, atual Niterói. Mas restaura a autonomia perdida com o advento do decreto geral de 15 de janeiro de 1833.
Com o progresso alcançado a partir de então, a vila é elevada à categoria de cidade pelo decreto nº 18 de 27 de dezembro de 1889.

Postagens mais visitadas deste blog

MEIOS DE HOSPEDAGEM